Demonstrador da Batalha
Na cidade da Batalha, o projeto e-balance tem como objetivo demonstrar as funcionalidades relacionadas com o operador da rede elétrica de baixa tensão numa perspetiva de gestão e supervisão ativa da rede de distribuição. De entre as vantagens do demonstrador, destacam-se 3 principais funcionalidades alcançadas na Batalha:
Instalação da Unidade de Gestão da Rede BT, de Sensores BT e de Contadores Inteligentes num dos locais de demonstração na Batalha
A instalação da Unidade de Gestão da Rede BT – LVGMU, do inglês Low Voltage Grid Management Unit –, de um gateway RF Mesh, de Sensores BT e de Contadores Inteligentes – também conhecidos como EDP Boxes – foi feita com sucesso no alimentador n.º 2 da Subestação Secundária PT011 e no respetivo circuito de iluminação pública.
O alimentador n.º 2 da Subestação Secundária PT011 foi alvo da instalação de oito sensores BT trifásicos equipados também com um sensor adicional para o circuito de iluminação pública, desenvolvidos pelo INOV. Estes sensores foram assinalados no mapa abaixo com um círculo verde. Além disso, foram instalados quatro contadores inteligentes trifásicos, desenvolvidos pela Efacec. Estes foram assinalados no mesmo mapa com um quadrado verde. A subestação secundária foi também equipada com um Controlador de Posto de Transformação – da Efacec – DTC, do inglês Distribution Transformer Controller –, como controlador principal do componente LVGMU, assim como um gateway RF Mesh.


at circuit no. 2 of secondary substation PT011


3-phase LV feeder and public lighting circuit sensor PL 0 (middle) and RF mesh gateway (right)




Figure 5: deployment of sensor PL 2 for 3-phase LV feeder and public lighting circuit


Figure 7: deployment of sensor PL 1 for 3-phase LV feeder and public lighting circuit






Figure 11: deployment of sensor PL 4 for 3-phase LV feeder and public lighting circuit

